Business Intelligence para pequenas e médias empresas

ÁREA DO CLIENTE

Guia Rápido, criando um novo módulo

  1. 1. Crie uma VIEW ou TABELA (contendo a query com as informações que você deseja utilizar):
    • se o seu banco de dados não suporta views, coloque o comando Select num arquivo SQL.txt dentro da pasta do módulo a criar;
    • se você precisar processar informações, montar dados, calcular, enfim algo mais complexo que uma VIEW não suporte, você pode criar uma tabela e popular ela; Inclusive criando um programa para isso.

 

LEMBRE: os campos que você colocar nesta VIEW ou TABELA é que serão usados no MyBI. O MyBI somente usa campos que você disponibiliza. Ele não usa campos não existentes! A não ser campos calculados e campos de percentuais automáticos, mas sempre com base em campos existentes! O BI não processa dados, não realiza cálculos. Ele usa dados que você disponibiliza.

- Crie a VIEW ou TABELA com o nome que você deseja para o módulo, por exemplo, VENDAS.

- Leia a Dica 1, abaixo.

 

2. Execute o programa MyBIconnect.exe.

2.1 Digite o novo NOME do seu módulo no combo (deve ser o MESMO nome da VIEW que você criou).

2.2 Depois, digite a conexão ODBC ou selecione um modelo na lista à Direita (você acha exemplos de strings de conexão em www.connectionstrings.com)

Descrição: Descrição: Descrição: D:\mkt\site\guia\guia_novo_modulo_arquivos\image006.jpg

 

Clique em "AVANÇAR".

 

 3. Na ABA "Tabela e Query", somente digite a sua Query se você não possui VIEW no seu banco ou se deseja o nome do módulo diferente do nome da VIEW.

4. Com os campos da sua VIEW listados na tela, clique em cada um e defina informações básicas (ao passar sobre o campo, um help sensivel ao contexto irá lhe ajudar, complementando o MANUAL de INTEGRAÇÃO):

 Descrição: Descrição: Descrição: D:\mkt\site\guia\guia_novo_modulo_arquivos\image009.jpg

 

Como sugestão, defina apenas um campo na linha, outro na coluna, e os demais como externo. E apenas um campo de valor como visível.

Um dos campos (uma linha) deve ser o campo "Mês", clique duas vezes nele para marcá-lo. O campo Mês é chave para o BI usar em gráficos e auto-análise (análise de tendência).

    • Temos funções prontas para alguns bancos de dados, para campos derivados da DATA do movimento, como ANO, DIA, DIA da SEMANA, ANO/MÊS, TRIMESTRE e SEMESTRE (mas você deve criá-las na sua VIEW).

 

Clique em "AVANÇAR".

 

5. Da mesma forma que campos de conteúdo, defina os campos de VALOR (ao passar sobre o campo, um help sensivel ao contexto irá lhe ajudar, complementando o MANUAL de INTEGRAÇÃO):

Descrição: Descrição: Descrição: D:\mkt\site\guia\guia_novo_modulo_arquivos\image010.jpg

 

Clique em "AVANÇAR".

6. Agora da mesma forma, para os campos do tipo fórmula (ao passar sobre o campo, um help sensivel ao contexto irá lhe ajudar, complementando o MANUAL de INTEGRAÇÃO):

Descrição: Descrição: Descrição: D:\mkt\site\guia\guia_novo_modulo_arquivos\image011.jpg

 

Clique em "AVANÇAR".

 

7. Agora, os arquivos necessários serão criados. Você deve ter permissão de ESCRITA na pasta do BI, pois uma subpasta com o nome da VIEW (do seu módulo) será criada com os arquivos necessários dentro.

Descrição: Descrição: Descrição: D:\mkt\site\guia\guia_novo_modulo_arquivos\image012.jpg

 

Clique em "AVANÇAR".

 

8. Por último, ao clicar em AVANÇAR você poderá testar o módulo criado.

Na primeira vez, MyBI irá criar o cubo e poderá demorar alguns segundos ou minutos conforme o volume de sua base ou desempenho de sua VIEW.

Abaixo algumas dicas quanto a performance e opções. Em geral o MyBI trabalha bem, e rápido, com alguns milhões de registros.

  

Guia 1: Clique aqui para ver o vídeo da criação básica de um módulo.

  

 

Dicas e Estratégias

    1. Você deve ter acesso ao banco de dados que pretende analisar. Se você usa banco de dados de terceiros, deve ter a senha e deve conhecer as tabelas do sistema para criar a query adequada. Normalmente são o gerente de TI, consultor ou analista de sistemas ou de negócios quem criam o comando de leitura dos dados.
    2. A query (usada na View ou Tabela), deve ser criada por quem conhece o banco de dados e as técnicas de modelagem, para que o resultado não seja duplicado ou triplicado. Por exemplo, ao ler dados de NOTAS e ITENS de NOTA, deve ser usado o valor da Venda do ITEM (ponderado com descontos e acréscimos proporcionais se for o caso), e não o valor da NOTA, porque havendo mais de um item ficará errado.
    3. Você pode criar um único comando Select com vários campos (não recomendamos mais que 20 ou 30 no total) e depois ter vários cubos segmentados, com menos campos, para deixar a tela mais limpa e mais pronta para o usuário.
      1. Por exemplo, se tratando de VENDAS, um exemplo: (substitua pelo nome de suas tabelas)

Select nota.data, vendedores.descricao, clientes.descricao, clientes.cidade, clientes.estado, produtos.descricao, grupos.descricao, itens_nota.quantidade, itens_nota.valor_unitario*itens_nota.quantidade as valor_total_item, filial.descricao from nota

left join itens_nota on nota.codigo=itens_nota.codigo

left join filial on nota.codfilial=filial.codfilial

left_join vendedores on nota.codvendedor=vendedores.codvendedor

left join clientes on nota.codcliente=clientes.codcliente

left join produtos on itens_nota.codproduto=produtos.codproduto

left join grupos on produtos.codgrupo=grupos.codgrupo

left join cidades on clientes.codcidade=cidades.codcidade

      1. Estratégias importantes, alternativas para você:

                                          i.   Se a sua base de dados é muito grande, com mais de 2, 3 ou 4 milhões de registros (limite a um período como últimos 12 meses ou de 1/1/2009 (ano anterior) para cá), não crie mais que 20 ou 25 campos no total, por limite de memória do Windows apenas (pois o BI tem ótima performance).

                                         ii.   Neste caso de haver maior volume, não use dados muito abertos, como "Data e Hora" da nota, "Numero da nota", pois esses campos vão tornar o cubo do BI muito extenso;

                                        iii.   Crie mais de um sub-módulo com menos campos baseado na mesma view, como mostramos no "Video 1".

                                        iv.   Crie sempre os campos ANO-MÊS, ANO, MÊS, DIA, DIASEMANA, TRIMESTRE, SEMESTRE, baseados no campo DATA, pois eles são alternativas de consulta muito importante para o usuário. São campos que bastam funções no comando Select. Temos exemplos de funções prontas para vários bancos, como SQL Server, Oracle, Firebird e outros;

                                         v.   Com estes campos citados no exemplo de Vendas conseguimos determinar a tendência de vendas, onde temos espaço para melhorar as vendas, ou onde elas estão boas mas podem ser melhoradas mais ainda, onde estão concentradas, enfim, a própria auto-analise do MyBI já detecta e apresenta isso automaticamente!

 

    1. O MyBI cria um arquivo próprio ".cub" automaticamente. Esse arquivo é super compactado e autônomo. Ou seja, basta levar ele para a versão Web ou para um notebook, e você roda o BI totalmente desconectado do seu banco de dados. Uma vez o .cub criado ou atualizado no servidor, basta copiá-lo para qualquer usuário ou qualquer local, junto com a instalação básica do BI. Ele roda independente do banco depois de criado, isso é uma grande vantagem.
    2. Você pode criar o cubo no servidor e depois replicar para os usuários, de forma que cada um rodará localmente. Ou pode chamar de cada usuário, cada qual criando o cubo ao acessar (não recomendamos pois estaremos rodando pela rede) ou você pode criar no servidor e mandar o usuário local abrir somente o cubo no servidor, rodando localmente (alternativa mista).




GUIA RÁPIDO

Guia rápido para criar um módulo no MYBI.

DOWNLOADS

Conjunto de softwares gerenciais - Business Intelligence - windows e web - Cockpit e QuickInfo Systray, próprios para pequenas, médias e grandes empresas - incluindo redes e franquias, com dados consolidados ou individuais.

Download do MyBI

ATENDIMENTO

  • Vendas - MSN

    MSN aljr@via-rs.net

  • Vendas - SKYPE

    Skype ariojr

Desenvolvimento: CEICOM