Você conhece todas as vantagens do BI? Conforme o mercado se tornou cada vez mais concorrido, é necessário que as empresas tenham um diferencial competitivo — e a melhor forma de conseguir isso é obtendo informações claras e precisas sobre os clientes. Sendo assim, por que não incluir dados sobre a concorrência, garantindo um processo decisório melhor?
Nesse contexto, você já deve ter se perguntado sobre o que é Business Intelligence e como pode auxiliá-lo. O termo Business Intelligence (BI) foi cunhado por Hans Peter Luhn, em 1958, quando o cientista da IBM escreveu um artigo histórico em que tratou sobre o assunto.
Nele, Luhn descreveu sobre a criação de um sistema automático. Ele seria capaz de juntar, analisar e distribuir as mais variadas e importantes informações para empresas, sejam elas públicas ou privadas.
De certa forma, o artigo foi considerado inovador para a época. 70 anos depois, o BI é uma ferramenta fundamental para que sua empresa possa conhecer as tendências do mercado e como tornar-se ainda mais competitivo.
Continue a leitura deste post e conheça melhor sobre o Business Intelligence e quais são as maiores vantagens do BI!
O que é Business Intelligence?
BI é descrito como um processo que une diversas ferramentas, aplicativos e metodologias na busca por informações que possam ter valor agregado, quando processadas em conjunto. Para isso são utilizados dados da empresa, do mercado e de clientes.
A análise do BI é considerada de alto valor para empresas por, de um modo inteligente, aproveitar-se de dados até então sem valor para auxiliar os negócios a terem um melhor posicionamento de mercado. Ou seja, ela permite que os gestores das empresas possam tomar sempre as melhores decisões possíveis independentemente do cenário existente.
As ferramentas do BI acessam e examinam um conjunto de dados, fornecendo relatórios analíticos, resumos, mapas e gráficos. Neles, são listadas as informações sobre o negócio, as tendências de evolução de indicadores e pontos sobre a situação do mercado que possam influenciar no sucesso da empresa a médio e longo prazo.
A coleta de informações ocorre via sistemas utilizados pela empresa, como ERP, CRM ou planilhas. Os dados são concentrados em um único local, conhecido como Data Warehouse. Nesse ambiente, todos os registros são analisados, cruzados para que o sistema forneça as informações necessárias.
Como o BI orienta empresas a serem mais eficazes?
O Business Intelligence não diz ao gestor o que ele deverá fazer. Ao contrário, as ferramentas de BI apenas mostram os dados que darão base para o processo decisório.
O uso da ferramenta permite uma leitura mais clara do mercado, contribuindo para o entendimento de tendências e sobre qual é o melhor caminho a ser seguido em cada situação. Isso torna possível elaborar um planejamento mais eficaz e estratégico a médio e longo prazo, capaz de identificar pontos de risco e evitar erros.
Em outras palavras, uma das maiores vantagens do BI é reduzir o uso da intuição no ambiente corporativo. Diferentemente de processos antigos, em que toda a trajetória de uma empresa era baseada na experiência e conhecimento adquirido por seus gestores, com o uso do BI deixa-se de lado o achismo e parte-se para a análise real de dados concretos.
Como consequência, as decisões tomadas pela empresa, assim como os investimentos e o planejamento, serão mais realistas e precisos. O gestor saberá quais são os fatores que podem impedir que ele alcance os seus objetivos, assim como os caminhos mais seguros para atingir as metas de médio e longo prazo.
Dessa maneira, será mais fácil colocar a empresa a frente da concorrência com serviços e produtos de alta qualidade.
Quais são os benefícios do Business Intelligence?
Se a sua empresa exige uma gestão mais profissional, que tenha de fato um diferencial em relação aos seus concorrentes, a melhor opção é adotar essa ferramenta. O Business Intelligence consegue evitar erros tradicionais do dia a dia de gestores (como decisões que levam a prejuízos) e, ao mesmo tempo, auxiliar a companhia a ter uma tomada de decisão bem estruturada.
Veja, a seguir, como cada uma das vantagens do BI torna o negócio mais competitivo!
Descoberta de novas oportunidades
Uma das formas mais eficazes de prosperar profissionalmente é conhecendo o mercado e descobrindo novas oportunidades. Isso vale para qualquer tipo de empreendimento, indiferentemente de seu tamanho ou produto.
Com a aplicação do BI em seu negócio você passa a ter melhor percepção do mercado, ameaças potenciais. As novas tendências e a evolução dos hábitos de compra dos clientes mudaram com o passar do tempo, pois são mais fáceis de serem identificados e podem transformados em soluções de alto valor agregado.
Cruzando todas essas informações é possível fazer um planejamento estratégico claro e objetivo. Todos os produtos e serviços da empresa serão criados e desenvolvidos com foco nos insights obtidos com o apoio do BI. Isso colocará a sua empresa em um novo patamar de competitividade, a frente de concorrentes de qualquer porte.
Reconhecimento de falhas
Sua empresa pode ter várias falhas em seu processo, mas que nem sempre são percebidas. Essa é uma situação de alto risco, por gerar prejuízos contínuos para a companhia e um aumento de gastos elevado quando o negócio se der conta que há algo que precisa ser solucionado com urgência.
A adoção do Business Intelligence, porém, torna mais fácil a identificação desse tipo de situação. Da mesma maneira, a avaliação de quais ações tomar para “estancar” tais problemas será mais precisa.
Lembre-se de que não existe empresa perfeita e encontrar os problemas é fundamental para que sua saúde financeira não seja comprometida, nem sua imagem perante o mercado. Com o BI, é mais fácil encontrar os problemas e resolvê-los mais rapidamente. O gestor poderá cruzar um número muito maior de informações para identificar não só a origem do problema, mas também como solucioná-lo de modo eficaz.
Otimização dos processos
Conhecendo de forma aprofundada o processo produtivo da empresa, fica mais fácil corrigir erros e otimizar a produção. O resultado é menor tempo investido e maior retorno. Para ter tais informações, torna-se fundamental a adoção do Business Intelligence em qualquer empresa.
Com a ferramenta serão considerados dados, e não mais suposições para a otimização dos processos. Além disso, essa melhoria garante a qualidade dos produtos, ampliação das vendas, fidelização dos clientes e satisfação de sua equipe de colaboradores.
Auxílio na tomada de decisões
Dados que retratem a realidade da empresa são fundamentais para a tomada de decisões que impactem positivamente no negócio. Com o uso do Business Intelligence isso passa a ser possível, já que o gestor tem uma visão mais ampla e estratégica do mercado e do próprio empreendimento, conhecendo com antecedência qual o melhor caminho a ser tomado.
Isso tornará todas as decisões muito mais robustas e confiáveis. O time terá uma visão realista sobre o impacto das medidas tomadas e como elas impactarão a empresa a médio e longo prazo. Dessa maneira, será mais fácil gerar engajamento durante projetos que mudam o dia a dia da empresa ou precisam do envolvimento das equipes para serem funcionais.
Minimização dos riscos
Com a adoção do Business Intelligence você reduz significativamente os riscos, principalmente quando podem afetar negativamente a sua empresa. Isso torna-se possível a partir do momento que as informações consolidadas são analisadas e organizadas, permitindo que problemas possam ser reconhecidos e evitados com antecedência.
Com dados claros, é mais fácil seguir um planejamento e identificar mais rapidamente potenciais problemas que possam surgir, afetando o resultado final.
Durante investimentos e o planejamento de novos projetos, por exemplo, o gestor saberá quais medidas preventivas devem ser adotadas, assim como os mecanismos para corrigir os problemas mais fáceis de acontecer. Desse modo, os retornos obtidos com todas as aplicações serão sempre maximizados.
Fidelização dos clientes
Com o Business Intelligence sua empresa passa a contar com informações mais aprofundadas sobre seus clientes, o que permite que se criem ações direcionadas ao seu público-alvo. Você tem como resultado a potencialização do retorno sobre o investimento (ROI).
A partir do momento que você conhece melhor seu público, pode desenvolver campanhas que atendam exatamente suas necessidades, fidelizando clientes e tornando-os recorrentes em sua empresa. O resultado final pode ser, inclusive, o aumento em seu ticket médio.
No ambiente corporativo moderno, empresas devem ter uma atenção especial para aquilo que podem tornar os seus serviços competitivos. Nesse sentido, a análise de informações é uma peça-chave no processo de melhoria de rotinas e busca por novos meios de atingir o consumidor.
O Business Intelligence deve ser visto, portanto, como aquilo que ajuda a empresa a entender como ela pode se colocar a frente dos concorrentes e solucionar problemas diários. Todos os times farão uma análise precisa e confiável dos dados existentes e como eles podem contribuir para a melhoria da produção, redução dos custos e crescimento no mercado.
Por isso, a empresa deve sempre considerar o investimento em ferramentas como as da MyBI. O nosso time tem todo o conhecimento e equipe técnica preparada para oferecer a melhor solução para implantar um sistema robusto de BI em sua empresa. Desse modo, o negócio pode aproveitar ao máximo as vantagens do BI e garantir que as metas serão sempre alcançadas.
Agora que você já sabe o que é o Business Intelligence, entre em contato agora mesmo com a MyBI e se diferencie no mercado!