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Ticket médio: como aumentá-lo em empresas de software?

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Você sabia que, elevando o ticket médio de sua empresa, é possível aumentar seu faturamento sem precisar investir em novos clientes? Essa é uma das melhores formas de fazer seu negócio crescer, mas o processo não é tão simples. Antes de tudo, porém, é necessário entender que esse indicador revela o valor médio gasto por cliente em sua empresa.

Para descobrir qual é o ticket médio, basta dividir o faturamento pelo número de vendas no período. É possível conseguir um detalhamento ainda melhor se os cálculos forem feitos por produto ou serviço, por exemplo. Agora que você já sabe o que é o ticket médio, continue a leitura para conhecer exemplos de como usar essa poderosa ferramenta a seu favor.

Ofereça produtos ou serviços complementares

Conheça o hábito de compras de seus clientes e procure identificar itens que possam ser oferecidos juntos no momento do fechamento do negócio. Em lojas tradicionais, por exemplo, o vendedor pode oferecer meias para quem compra um par de sapato, ou então um cartucho de tinta para aquele cliente que acabou de adquirir uma impressora.

Na área dos softwares, pode ser um gerenciador extra, a possibilidade de alterar layouts ou uma ferramenta a mais. Essa estratégia faz seu cliente se sentir melhor atendido por conta do serviço mais completo e você aumenta seu faturamento. E uma das melhores formas de conhecer seu cliente é usando ferramentas como o Business Intelligence.

Amplie o leque de produtos

Uma maneira de ampliar o ticket médio é aumentando o leque de produtos oferecidos. Afinal, oferecer uma quantidade pequena de soluções acaba fazendo com que o faturamento mensal seja sempre o mesmo. Assim, não existem perspectivas de crescimento, a não ser que você conquiste novos clientes.

Uma maneira eficiente de vender mais para os mesmos clientes é oferecer novos produtos e soluções a eles. Isso reduz sua necessidade de investimentos em marketing e na captação de novos leads.

Faça promoções e ofereça descontos

Conheça bem a sua margem de lucro, sabendo quando e como realizar promoções e oferecer descontos para seus clientes. Um exemplo é oferecer um software e oferecer um segundo com desconto, desde que isso não afete seu faturamento.

Considere ainda oferecer brindes de acordo com o valor comprado. Isso faz seu cliente ter uma melhor impressão a respeito da sua empresa e cria afinidade, o que o tornará recorrente no seu negócio.

Se a opção for investir em promoções, certifique-se ainda de que conseguirá atender uma demanda adicional de pedidos, conseguindo entregar tudo conforme o prazo combinado. Afinal, de nada adianta fechar um grande volume de vendas e frustrar seu cliente com a demora na entrega.

Invista em seu cliente

Manter um bom relacionamento com seus clientes é uma forma eficaz de ampliar o ticket médio em sua empresa. Visto que será necessário um menor investimento no CAC (Custo por Aquisição de Cliente), você passará a ter aumento em seu lucro líquido, já que o esforço será menor para realizar vendas.

Nesse ponto, invista no marketing de relacionamento para que o cliente lembre-se sempre de você quando precisar de algum software novo ou outro produto oferecido por sua empresa.

Como você percebeu até aqui, existem várias formas de ampliar as vendas em sua empresa, elevando o ticket médio. Isso causará um impacto direto no seu faturamento e permitirá, inclusive, a ampliação do leque de produtos oferecidos, em um ciclo virtuoso de crescimento.

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