A transformação digital trouxe diferentes impactos à nossa sociedade, tanto no âmbito social como no corporativo. O acesso mais fácil e contínuo à informação e a imensa quantidade de dados disponíveis, sem dúvidas, são uma das principais mudanças. Tudo agora está — literalmente — na palma de nossas mãos.
Assim, os consumidores passaram a esperar o imediatismo e a criação de experiências marcantes também das marcas que consomem. Nesse contexto, a implantação de uma cultura data driven em empresas dos mais diversos segmentos passa a ser uma realidade para atender a essa demanda da melhor forma possível.
Quer saber mais sobre o tema? Então, continue com a gente até o final e descubra o que é a cultura de dados e como ela pode beneficiar o seu negócio.
O que é cultura data driven?
Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, tomar decisões com base em achismos é praticamente um tiro no pé. A cultura data driven se utiliza de tecnologias como o Business Intelligence e o Big Data para otimizar processos internos e também para propor soluções diferenciadas aos clientes, o que traz resultados muito mais promissores.
Mudar a cultura organizacional nem sempre é fácil e, em muitos casos, é preciso lidar com a resistência dos colaboradores. Porém, quando bem gerido, o processo pode trazer inúmeras vantagens. Conheça as principais delas a seguir.
Quais os benefícios de adotar essa estratégia?
Atualmente, não é tão caro e nem tão complexo utilizar ferramentas que extraem e organizam uma grande quantidade de dados. Exemplo disso é que a cultura data driven já é encontrada nos mais diversos segmentos: no marketing, no audiovisual, no mercado financeiro etc.
São diversas as vantagens competitivas que a utilização geração de insights a partir de dados pode trazer. Entre elas:
- processos internos mais ágeis e automatizados;
- análise preditiva do mercado e do comportamento do consumidor;
- criação de soluções personalizadas às necessidades do cliente.
Como implementar a cultura de dados no seu negócio?
Os dados podem ser utilizados em todas as decisões da empresa, sejam elas voltadas ao público interno ou externo. Porém, alguns processos precisam ser adotados na própria empresa antes de mais nada. Confira a seguir três deles.
Democratização
Se você deseja que a orientação por dados seja de fato uma cultura dentro da sua organização, é preciso que haja a democratização deles. Com todos os colaboradores tendo o mesmo acesso, é mais fácil de haver engajamento por parte deles.
Qualidade
Posteriormente, é preciso garantir a qualidade desses dados. Em alguns casos, é comum a coleta de informações que ainda não se sabe muito bem qual utilização terão. Ainda assim, todos precisam ser mensuráveis, consistentes e confiáveis.
Governança
Por fim, se a utilização dos dados visa justamente a criação de processos e produtos mais organizados e precisos, é preciso que isso seja implementado desde a coleta e análise dessas informações. Regras, processos e responsabilidades sobre os dados precisam ser criadas e bem comunicadas aos colaboradores. Nesse contexto, a arquitetura e a segurança dos dados devem vir em primeiro lugar.
A cultura data driven é uma tendência, mas cada vez mais será vista como premissa básica. Na vanguarda do desenvolvimento de projetos tecnológicos, as empresas de TI devem ser as primeiras a adotarem essa estratégia em suas organizações.
Esperamos que este texto tenha sido útil para você. Assine nossa newsletter agora mesmo para receber outros conteúdos como este diretamente em sua caixa de entrada!