O que é vantagem competitiva e por que ela é importante?

4 minutos para ler

No contexto cada vez mais concorrido dos negócios, em que as demandas dos consumidores mudam e se tornam mais complexas o tempo todo, entender o que é vantagem competitiva pode ajudar muito no processo. É provável que esse seja o principal ponto em que as empresas precisem dedicar seus esforços.

Neste artigo, você entenderá melhor o conceito de vantagem competitiva e os motivos pelas quais sua organização precisa se estruturar a esse respeito. Continue a leitura!

O que é vantagem competitiva?

Uma vantagem competitiva é todo atributo que permite a uma empresa superar seus concorrentes, qualquer que seja a dimensão considerada. Assim, o negócio se diferencia, atingindo margens de lucro superiores, maiores fatias de mercado, clientes fidelizados e quaisquer outros benefícios de geração de valor para a organização e seus acionistas.

Nesse sentido, é preciso criar vantagens que sejam difíceis, ou até impossíveis, de se copiar. Ou, pelo menos, que a empresa consiga se beneficiar das ações durante certo tempo até que seja alcançada pela concorrência. Nesse período, é bem provável que tenha sido possível se capitalizar, aumentando o caixa e conquistando a confiança dos concorrentes.

Como desenvolver vantagem competitiva?

Pode ser construída a partir de diferentes abordagens. Por exemplo, sua empresa pode ter acesso a determinados recursos naturais ou insumos que as outras companhias do setor não têm, garantindo um custo mais baixo ou até mesmo uma oferta exclusiva.

Pode ser também por quesito geográfico, caso haja dificuldades para outros entrarem na região em que seu negócio já está instalado.

É possível buscar vantagens em termos de processos. Quando uma empresa conta com profissionais mais qualificados do que a média do mercado, é possível que eles consigam colocar o negócio em outro patamar.

Você pode também buscar diferenciar tecnológicos ou de gestão que façam com que seus produtos sejam fabricados de um modo mais barato. Ou trabalhar na consolidação de sua marca, de tal maneira que os clientes não se importem de pagar mais por ela.

Qual a importância da vantagem competitiva?

Criar atributos de vantagem competitiva é primordial para garantir a perenidade do negócio. Afinal, empresas que são constantemente superadas por seus concorrentes tendem a fracassar no médio ou longo prazo.

Há vários exemplos que podemos citar. Quando a empresa mais famosa do ramo de barbeadores descartáveis lançou seu aparelho com lâminas múltiplas, ela conseguiu vender o produto com valores bem acima das demais opções.

Até que os outros concorrentes desse mercado conseguiram oferecer produtos similares, a empresa já havia se tornado referência para os consumidores e certamente teve faturamentos fantásticos enquanto reinava sozinha, permitindo a viabilização de outros projetos que a deixam sempre na vanguarda.

A empresa deve ter clareza sobre os benefícios que está buscando, em como essas vantagens vão representar valor para os clientes e qual será a postura de mercado. Ou seja, é preciso entender o comportamento do consumidor.

Se ele não estiver disposto a pagar mais, foque em atributos que diminuam o preço de venda sem prejudicar sua margem de lucro. Você também pode trabalhar para aprimorar a experiência que o cliente usufrui ao comprar seus produtos ou utilizar seus serviços.

Para construir uma vantagem competitiva, a empresa deve ser capaz de detalhar o benefício que ela proporciona aos seus clientes de um modo que outros concorrentes não conseguem. Para tanto, focar em processos de análise da concorrência, gestão com foco em resultados, business intelligence e também em pesquisa de mercado podem ser excelentes práticas para atingir esse objetivo.

Agora que você já ficou por dentro do que é vantagem competitiva, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?

Posts relacionados

Deixe uma resposta