Empresas de TI estão cada vez mais em busca de superação e melhorias. Além disso é um segmento que exige atualização constante, com investimento em estratégias inovadoras que posicionem o negócio à frente da concorrência.
Compreender o que é vantagem competitiva, e porque isso vai ajudar a identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, assim como as oportunidades e ameaças, colaborando para que a empresa se torne uma preferência natural de fidelização dos clientes, em função do elevado grau de competência e interação.
Portanto se você deseja que seu negócio alcance um lugar de excelência no mercado, este post pode ajudar, explicando melhor o que é vantagem competitiva e por que ela é tão importante no universo tecnológico!
conceito de vantagem competitiva
Primeiro de tudo a capacidade de uma empresa em se diferenciar das demais, apresentar resultados além das expectativas e transformar o negócio em primeira opção do cliente é uma vantagem competitiva.
Esse é um posicionamento confortável que a maioria das empresas espera conquistar; por isso, não se deve deixar de lado o desenvolvimento constante, pelo motivo de manter o ritmo de crescimento e, principalmente, de retenção do cliente.
É fundamental compreender a necessidade e as dores do público-alvo, para ofertar melhores serviços. Esses são aspectos de total relevância, pois encontrar solução para seus problemas justifica a decisão de um cliente em fechar negócio com uma determinada empresa.
Um dos grandes estudiosos da área, o americano Michael Porter, diz que a vantagem competitiva se traduz em 5 forças capazes de posicionar uma empresa no mercado. São elas:
- rivalidade entre concorrentes;
- poder de barganha dos fornecedores;
- poder de barganha dos clientes;
- ameaça de novos concorrentes;
- ameaça de novos produtos ou serviços.
Embora essas forças sejam potencializadoras de negócios, com total relevância de aplicação e possibilidades reais de bons resultados, não se pode negligenciar interferências como oscilação econômica, transformação digital e inovação tecnológica.
“As empresas nunca podem parar de aprender sobre o setor em que atuam, suas rivais ou formas de melhorar ou modificar sua posição competitiva”, Michael Porter
Tipos de vantagem competitiva
Para aplicar os conceitos defendidos por Porter, será preciso compilar as estratégias em três ações específicas para gerar impacto positivo e ampliar a vantagem competitiva sobre a concorrência.
Liderança no custo total
Toda empresa tem como objetivo aumentar o faturamento para obter lucro. Ao reduzir os custos sem perder qualidade e eficiência no atendimento ao cliente,como resultado a tendência é aumentar a lucratividade com o aumento do volume de vendas.
Diferenciação
Desenvolver o produto e melhorar os serviços são apostas que jamais devem deixar o escopo de trabalho ou as pautas de reuniões quando o assunto forem as melhores práticas. Além disso, os processos que envolvem vendas e divulgação, por exemplo, devem ser constantemente avaliados e aprimorados.
Enfoque
Conhecer a fundo o mercado em que a empresa está inserida é essencial para antecipar as possíveis alterações de cenário econômico ou prever oscilações de vendas em função de um lançamento concorrente.
Consequentemente tudo isso será de grande utilidade na determinação de mudanças ou implementação de ações para atender a um grupo de clientes específico. Buscar um público e se especializar para atendê-lo pode abrir vantagem competitiva.
Depois de saber o que é vantagem competitiva, cabe à empresa utilizar os recursos — de máquinas, equipamentos e pessoas — para formar um time coeso, de inteligência e disposto a oferecer bem mais do que o que já é praticado no mercado.
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