Entenda agora a diferença entre Big Data e BI

4 minutos para ler

Se você tem dificuldade de estabelecer objetivamente a diferença entre Big Data e BI não se preocupe. A maioria das pessoas tem mais intuição do que propriamente clareza dos aspectos que diferenciam os termos.

As razões disso são as semelhanças e a complementaridade desses recursos. Mas o que realmente importa é que as duas ferramentas têm utilidade no uso de dados para a tomada de decisão e, na atualidade, a chave para destacar o negócio é partir de dados confiáveis. Por isso, continue a leitura e entenda definitivamente a diferenças entre Big Data e BI!

O que é Big Data?

O Big Data é um grande conjunto de dados gerados por diversos meios e disponíveis no ambiente digital. Além disso, também deve ser entendido como o estudo e a gestão desse imenso conteúdo. Para entender com facilidade, imagine a quantidade de publicações que ocorrem diariamente no mundo.

Nessa conta, inclua postagens como esta que você está lendo, vídeos de todas as partes, pequenas mensagens incluídas nas redes sociais e assim por diante. Agora, considere que o número dessas publicações cresce diária e exponencialmente.

Esse universo de dados contém muita informação de valor, mas não é possível usá-la com a aplicação de métodos e ferramentas tradicionais de gestão de dados. Por isso, foi preciso desenvolver tecnologias e metodologias para trabalhar com o Big Data.

O que é BI?

Já o Business Intelligence (BI), que é traduzido por Inteligência de Negócios, é um processo de coleta, tratamento, análise e compartilhamento de dados usados para gerar informação para a tomada de decisão.

Em outras palavras, trata-se da aplicação de técnicas e ferramentas que permitem transformar dados brutos em informações úteis. Além de levantar de modo preciso e sistêmico os números relativos à operação da empresa, a BI também contribui com previsões e simulações de cenários futuros.

Por ser uma forma elaborada de análise, que envolve estatística, tabulações e checagens, o termo também é entendido como sinônimo dos softwares de BI, desenvolvidos para serem integrados a sistemas de gestão e de relacionamento, que são fontes de dados importantes para o processo de qualquer empresa.

Qual a diferença entre Big Data e BI?

A principal diferença é que o BI trabalha com dados gerados em um contexto mais especifico, enquanto o Big Data coleta dados não estruturados em um universo amplo e volátil, ou seja, com uma dinâmica de mudança muito mais marcante.

Em consequência, o BI é capaz de apresentar um conjunto de informações úteis para a solução de problemas pontuais. Por exemplo, uma empresa em dificuldades financeiras pode usar o BI para identificar todos os gargalos que geram prejuízos, além de simular o resultado de uma determinada ação de melhoria — usando métodos preditivos.

Já o Big Data pode ser usado no mesmo cenário para encontrar aplicações mais lucrativas para um produto ou serviço. Não significa que todas as oportunidades serão identificadas, nem que o resultado da aplicação prática poderá ser previsto de modo preciso, como ocorre com o BI.

Cada ferramenta em seu lugar

Para compreender essa diferença é importante observar que ela não ocorre em decorrência de alguma deficiência do método, mas sim pela natureza do fluxo de dados analisados. Como analogia, podemos comparar um cálculo topográfico para construção de uma estrada com o do trajeto de um foguete para uma longa viagem no espaço.

Como no BI, na topografia são usados dados que podem ser mensurados e checados com maior facilidade, mas quando pensamos no espaço sideral as variáveis e dificuldades criam problemas mais difíceis de resolver.

Por fim, é importante mencionar que é justamente a diferença entre Big Data e BI que permite que eles sejam usados em conjunto de forma eficiente. As duas fontes de informação se complementam e, desse modo, permitem uma visão mais abrangente do negócio e do mercado.

Para se informar sobre esse e outros temas relacionados, assine a nossa newsletter! Nossos conteúdos são gratuitos e buscam responder perguntas da rotina das empresas de software.

Posts relacionados

Deixe uma resposta