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Conheça o passo a passo ideal para fidelizar clientes!

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Muitas empresas se preocupam e investem sua energia e recursos financeiros na adoção de estratégias de marketing visando a captação de novos clientes para o negócio. Entretanto, poucos gestores dão a devida atenção às estratégias de fidelização. Nesse contexto, desenvolvemos este artigo com o propósito de mostrar ao leitor como fidelizar clientes.

Por meio de um passo a passo prático, você vai descobrir como implementar uma estratégia de fidelização na sua empresa, trazendo mais eficiência e resultados para o crescimento do seu negócio. Acompanhe!

Faça um mapeamento da sua empresa

Conhecer as principais características da empresa contribui para que o gestor entenda seus pontos fortes e fracos. Ao conhecer o negócio, fica mais fácil investir em estratégias específicas de captação e fidelização de clientes. Por exemplo, se você tem conhecimento que o seu negócio não tem um atendimento pós-vendas eficiente, é possível direcionar as suas estratégias para melhorar esse ponto da empresa.

A matriz SWOT é uma ferramenta que ajuda a avaliar o ambiente interno e externo, contribuindo para a formulação de táticas para otimização de desempenho no mercado, inclusive sob a perspectiva do atendimento ao cliente.

Com a aplicação da SWOT você consegue identificar claramente os pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e oportunidades atreladas à organização.

Defina métricas adequadas

Com a matriz SWOT pronta, o empresário terá em mãos informações pertinentes sobre a situação atual do atendimento ao cliente. Assim, terá elementos suficientes para estabelecer as ações que não necessárias para melhorar o desempenho da empresa, ampliando os números de fidelização.

Nesse processo é necessário considerar a definição de métricas. Elas tem a função de avaliar e mensurar os resultados, contribuindo para o seu acompanhamento e para a identificação de eventuais mudanças no decorrer do processo.

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Monitore os resultados

Não basta colocar as ações em prática e esperar que a fidelização aconteça. O empresário deve monitorar constantemente os resultados, inclusive para verificar se suas ações realmente são efetivas ou se é necessário mudar a abordagem.

O gestor deve considerar todo o processo um ciclo, quanto maior o monitoramento e a gestão das informações, maior será a sua capacidade de conhecer a empresa, criar estratégias e fidelizar ainda mais clientes.

Lembrando que a coleta de informações sobre o público atendido e suas preferências é um dos pontos chaves em todo esses processo.

Vale destacar que a estratégia de branding é um ponto chave em qualquer ação de fidelização de clientes. É a reputação da marca que faz com que ela se destaque no mercado e seja lembrada pelos consumidores.

A Netflix, por exemplo, é uma marca que se tornou referência mundial em estratégias de branding. A empresa alcançou o sucesso mundias graças a sua estratégia de marketing de conteúdo, somada à cultura da empresa.

Entender o seu negócio e buscar soluções atreladas ao seu crescimento e a fidelização dos clientes é possível dentro de contexto de qualquer organização empresária. Para alcançar bons resultados basta investir em estratégias eficientes, inteligência de mercado, tecnologia e conhecimento técnico especializado.

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