Com o aumento do número de dados e a diminuição de tempo para tomar decisões, a demanda pelo valor estratégico trazido pelas informações torna-se cada vez maior. Para gerenciar com eficiência os dados gerados no negócio, fazer uma aliança entre o sistema ERP e BI (Business Intelligence) é essencial.
Há pouco tempo, as tarefas relacionadas a BI eram executadas mediante a coleta manual de informações de diversas fontes, operando os dados em planilhas de forma manual, com a geração de um simples relatório, sem percentuais comparativos e gráficos.
Multiplique essa atividade pelo número de setores operacionais dentro da sua empresa e o resultado serão diversas horas de produção de relatórios que podem ficar obsoletos em pouco tempo. Hoje, as ferramentas ERP vêm com funcionalidades BI integradas que garantem a geração de relatórios completos e dinâmicos, entregando aos usuários justamente o que eles querem ver e analisar.
Em razão da praticidade e da eficiência, os softwares de gestão se tornaram bastante populares nas organizações, independentemente de seu porte. Por isso, conheça as vantagens da integração entre ERP e BI.
1. Criar uma rotina de trabalho mais eficiente
O Business Intelligence garante que os dados do sistema ERP estejam sempre atualizados, fazendo com que cada departamento (administrativo, comercial, serviços, suporte) saiba o que está acontecendo nos outros setores em tempo real. Ele também gera aumento da produtividade do trabalho, além de trazer resultados rápidos. E, como tempo é dinheiro, os processos rendem mais.
Assim, cada departamento também consegue definir suas próprias prioridades para o momento. Se antes era necessário visualizar cada documento para saber como agir, a integração entre essas duas ferramentas permite que você visualize em sua tela o que precisa ser solucionado primeiro, exibindo os fatores críticos daquele período.
Veja um exemplo: o ERP mostrou que, no estoque, um item não tem saída há um bom tempo. Graças ao BI, é possível verificar os motivos desse problema, como período de baixa procura — sazonalidade — ou o excesso de volume na hora da compra. Com essa informação em mãos, o reabastecimento desse produto será feito corretamente.
2. Garantir um conhecimento aprofundado do cliente
Se você tem uma boa base de dados de clientes, certamente conta com informações estratégicas ao seu dispor. Mas, e se pudesse antecipar comportamentos e identificar padrões com o ERP e o BI?
Vamos imaginar um negócio que oferece serviços de telecomunicações. Para cobrir o custo da empresa e aumentar o rendimento da venda de planos, a clientela não pode solicitar cancelamentos com frequência, correto?
Com uma varredura feita pelo BI, o gestor pode levantar os motivos que levam ao rompimento de contratos, além de apontar por quanto tempo o público permanece ativo. Dessa forma, a empresa pode desenvolver um programa de fidelização e retenção de clientes com base nesses registros.
3. Gerar relatórios completos e instantâneos
Outro benefício dessa integração pode ser sentido nos relatórios de gestão. Afinal, essa solução oferece um ambiente mais intuitivo para os usuários gerenciarem os dados do negócio, conforme necessário.
Antigamente, a geração de relatórios era uma atividade estática, ou seja, os gestores só podiam obtê-los no final de um dia ou data específica.
O BI, por outro lado, apresenta todas as informações registradas de forma dinâmica para os analistas, de acordo com a prioridade de cada um. Isso possibilita uma visualização em tempo real dos dados sem que seja necessário acessá-los em um software, adicioná-los em uma planilha, criar um relatório e, por fim, imprimi-lo.
Isso garante que qualquer profissional autorizado tenha rápido acesso ao painel com informações intuitivas, como indicadores de desempenho e relações de custos operacionais. Esse alinhamento ainda traz um alto nível de consistência a esse processo, o que evita erros e desalinhamentos.
Assim, cada pessoa envolvida nesse tipo de análise manuseará o mesmo conjunto de informações e poderá fornecer relatórios detalhados e padronizados em qualquer hora e lugar, graças à mobilidade do sistema. Sem contar a possibilidade de editá-los e completá-los livremente.
4. Facilitar a localização e a visualização de dados
Provavelmente, você já deve saber que um ERP coleta e gera um grande volume de dados de diferentes áreas da empresa. Porém, nem sempre a visualização e o entendimento desses registros é eficiente. Isso porque não há o cruzamento de informações para classificar o que é mais relevante.
Ao contar com a integração, essa realidade muda totalmente. Afinal, as informações são visualizadas facilmente por meio de gráficos e dashboards dinâmicos, favorecendo a compreensão dos processos, o que permite tomadas de decisões mais acertadas.
5. Reduzir custos
Após contemplar todas as vantagens acima, você deve ter percebido que implantar essas tecnologias no seu empreendimento não se trata de um custo, mas sim de investimento e lucro.
Por isso, você notará que a união entre ERP e BI pode aumentar a competitividade da sua empresa e reduzir despesas. Além disso, com essa integração, é possível fazer uma análise preditiva a fim de preparar seu negócio para qualquer mudança futura, eliminando erros, desperdícios e imprevistos.
Por fim, mesmo que você deseje fazer um planejamento e uma implementação impecável, é aconselhável incentivar o engajamento dos colaboradores sobre as novas tecnologias e políticas, bem como a performance das ferramentas que farão parte da sua central de informações.
Isso evita que algum dado importante seja excluído, que um relatório apresente erros ou que haja alguma dificuldade operacional que prejudique a adaptação da equipe quanto ao novo modus operandi do negócio.
Ademais, antes de escolher o sistema integrado ideal, pesquise a aceitação da ferramenta por aqueles que já a utilizam. Para isso, procure por feedbacks de empresas usuárias, considerando sua satisfação. Assim, é possível saber quais funcionalidades podem suprir as demandas e necessidades operacionais do seu empreendimento.
Com a integração de ERP e BI, todo o seu time de profissionais consegue acessar informações estratégicas para tomar decisões com rapidez, independentemente de sua localização.
Se você está à procura de uma solução que promova a economia de recursos — tempo e dinheiro —, a análise de dados e a melhoria de processos, essa é a ferramenta ideal. Com esse programa integrador, sua marca aumentará as chances de sucesso, elevando sua presença e competitividade no mercado.
Com o MyBI, você poderá integrar ERP e BI, de forma a ter uma visualização intuitiva de todos os seus registros, além de poder criar seus próprios dashboards, gráficos e planilhas, podendo compartilhá-los ou acessá-los online. Isso, sem contar a possibilidade de realizar consultas, comparações, monitoramentos e análises de tendência.
Por isso, aproveite a oportunidade e entre contato conosco para conhecer nosso software!