As empresas que atuam no segmento de software fazem parte de um dos mercados mais competitivos que existem. A tecnologia é desenvolvida e entregue mais rapidamente do que nunca e as demandas dos clientes são cada vez mais específicas. Nesse contexto, como aumentar as vendas e melhorar o faturamento do seu negócio?
Pensando nisso, preparamos este artigo com 4 dicas interessantes para que você alavanque as vendas de seus sistemas. Siga em frente com sua leitura!
Quais são os primeiros passos para aumentar as vendas?
Antes de pensar em elaborar as estratégias para aumentar o seu faturamento, você deve fazer um diagnóstico a fim de descobrir quais são as principais fraquezas que a sua empresa tem no processo de venda, principalmente levando em conta os feedbacks dos clientes e a comparação com os concorrentes.
Suas dificuldades estão em conseguir novos interessados em seus produtos ou em concluir as vendas? Entender bem isso é muito importante.
Existem algumas ações, como marketing e o atendimento ao cliente, que muitas organizações entendem como sendo comuns. Porém, é importante entender quais são os objetivos solucionados pelos softwares comercializados por sua empresa.
Você também precisa entender o que será definido como sucesso de vendas. Por exemplo, qual é o estágio atual de desenvolvimento do seu negócio e quanto você pretende alcançar de fatia do mercado? É fundamental ter isso em mente, pois você deve planejar em cima da sua capacidade de atendimento.
Também é essencial definir uma persona, que é a representação do seu cliente ideal, de forma que você consiga direcionar bem os esforços de marketing, o que resultará em melhores resultados de venda de software. Depois disso, você pode pensar em adotar algumas iniciativas que vão alavancar as suas vendas!
1. Realize pesquisas de mercado
Para melhorar as vendas, é fundamental entender as necessidades do seu público-alvo. Não adianta desenvolver um sistema muito bem elaborado e cheio de funcionalidades se seu público está buscando por algo mais simples e com valor mais em conta. Por isso, quando você monitora as preferências do mercado, você tem maiores chances de resolver as dores dos clientes.
As pesquisas também são interessantes para monitorar os movimentos da concorrência. Dessa forma, você consegue entender quais são os tipos de soluções que estão sendo oferecidas, em que modalidades de contratação e as médias de preço. Tudo isso terá influência nas suas vendas.
2. Invista em novas tecnologias
Os mercados estão mudando muito rápido e seus clientes precisam se movimentar com agilidade para conseguir atender aos clientes deles. Por isso, esteja atento a tudo o que está surgindo de novo e trabalhe para que seus produtos estejam sempre na vanguarda no que diz respeito à tecnologia. Com certeza, as decisões de compra passam pela análise desse fator.
3. Treine o seu time de vendas
É fundamental orientar e capacitar as pessoas que se relacionam diretamente com os interessados em seus produtos. Isso faz toda a diferença na hora de demonstrar os diferenciais de seus softwares e de compreender as reais necessidades dos clientes. Uma equipe bem treinada pode obter resultados bem melhores do que quando cada vendedor age da maneira como acha melhor.
4. Personalize o atendimento
É muito importante lembrar que seus clientes tendem a ter um longo relacionamento com sua empresa e com seus produtos. Quanto mais personalizado for seu atendimento, melhor será a conversa e o entendimento das demandas. Assim, você aumenta as chances de satisfação, fidelização e também possíveis indicações que seus clientes podem fazer a seu respeito.
Se você tiver um bom produto, certamente poderá aumentar as suas vendas adotando essas ações. Muitas vezes, os empreendedores focam tanto na qualidade do software que se esquecem de pensar nas estratégias de relacionamento com os clientes, o que é essencial para gerar interesse e concluir os negócios. E o sucesso depende diretamente de boas práticas nessas duas áreas!
Agora que você já sabe como aumentar as vendas de software, que tal entender o que pode ser feito para melhorar o ticket médio?