Você já pensou como aumentar a produtividade da equipe de TI? Em tempos de grande concorrência, produzir mais aumenta as chances de fazer mais negócios, aproveitar a mão de obra empregada e, assim, também diminuir custos.
Para começar, não é necessário inventar a roda. Com pequenas mudanças e um conhecimento claro da sua empresa, é possível conseguir bons resultados. Entretanto, deve-se saber o que fazer, não é mesmo?
Por isso, você verá neste texto as 4 melhores dicas para deixar a equipe de TI mais produtiva. Quer saber quais são? Então, confira agora. Boa leitura!
1. Definir objetivos e metas (KPIs)
Se você pensa em aumentar a produtividade da equipe, é necessário definir objetivos e metas claras. É comum que os empreendedores pensem suas metas de maneira mais abstrata, como melhorar os resultados. Cada pessoa pode entender esse objetivo de forma diferente. Enquanto um colaborador lutará para ampliar as vendas em 5% outra tentará aumentar o faturamento em 20%.
Como você viu, é necessário que o grupo funcione de forma parecida a uma banda musical. Devem tocar uma mesma música, em igual tom. É essa a forma para que o resultado seja agradável ao público. Por isso, deve-se definir quais são os objetivos e metas claros, mostrando quais serão os indicadores utilizados para comprovar a eficiência das medidas propostas.
2. Automatizar processos e tarefas
A produtividade está conectada à tecnologia. Pense como os artesãos trabalhavam antes da Revolução Industrial. Era impossível produzir em larga escala em um curto período. Com a tecnologia, porém, foi possível produzir muito em um período pequeno.
Em todos os setores, principalmente os de TI, há possibilidade de automatizar processos e tarefas. Se é possível que eles sejam efetuados de maneira mais rápida e dinâmica pelo próprio computador, isso é bom para o próprio grupo. Em vez de perder tempo em serviços manuais, pode participar mais ativamente dos processos fundamentais da empresa.
3. Melhorar a comunicação
A empresa que deseja produzir mais precisa estar com a comunicação afiada. A má comunicação pode não só atrasar trabalhos e entregas, como dificultar o bom andamento do ambiente profissional, gerando ruídos de comunicação. Eles deixam o clima institucional mais pesado. Você não quer isso, não é mesmo?
Então, pense em uma comunicação ativa em que todo o grupo tem possibilidade de opinar. Utilize ferramentas para que as informações cheguem a todos. O conteúdo também precisa ser claro, evitando dúvidas que possam dificultar o dia a dia dos colaboradores.
4. Criar uma cultura de feedback
Melhorar a comunicação também significa criar uma cultura de feedback. Quando os profissionais se sentem respeitados e entendem como podem melhorar o desenvolvimento das atividades, a tendência é que os resultados apareçam mais rapidamente.
Com isso, cria-se também o sentimento de que os colaboradores são, de fato, uma equipe. Quando um pode ajudar o outro, ambos ganham, a instituição produz mais e alcança melhores resultados.
Agora que você sabe como aumentar a produtividade da equipe de TI, é hora de se planejar. Veja o que já pode ser feito, peça a opinião dos próprios colaboradores e implante as melhores medidas. Não se esqueça, depois, de fazer o devido acompanhamento, entendendo se os resultados esperados foram obtidos.
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