análise de dados análise de dados

Análise de dados: aprenda a estruturar esse processo em sua empresa

4 minutos para ler

A sua empresa realiza processos de análise de dados? Na tomada de decisão e no planejamento, a avaliação de todos os fatores que estão envolvidos no sucesso da companhia é algo crítico. Diante disso, a análise de dados deve ser vista como um elemento estratégico.

Soluções como as de Big Data oferecem a possibilidade de buscar novos cenários com alta precisão e inovação. Quer saber mais sobre o tema? Então confira abaixo os impactos que a análise de dados traz para as empresas e como essa rotina pode ser estruturada!

O que é a análise de dados?

Trata-se de um processo em que gestores cruzam dados para identificar possibilidades, tendências e problemas. A partir de um conjunto de métricas, bancos de dados e históricos internos, a companhia avalia quais são os caminhos que podem ser tomados e como eles afetariam o sucesso do empreendimento. Dessa forma, é possível mitigar riscos e garantir que o melhor resultado sempre seja atingido.

Quais os benefícios que a análise de dados traz para as empresas?

Ao reduzir o uso da intuição nas rotinas de gestão, a análise de dados aprimora a performance das equipes e garante mais lucratividade em médio e longo prazo. Dessa forma, podemos citar os seguintes benefícios:

  • tomada de decisões mais eficazes;
  • redução de riscos;
  • maior retorno sobre o investimento;
  • ganho de produtividade.

Como estruturar um processo de análise de dados?

Para estruturar o processo de análise de dados, alguns pontos devem ser considerados. Eles auxiliam o gestor a evitar o uso desnecessário de recursos, aumentam a capacidade de a empresa encontrar a melhor solução rapidamente e melhoram os impactos causados pelas decisões tomadas. Dos pontos básicos, é possível destacar:

Conheça os objetivos de cada análise

Isso evita que exista um direcionamento de baixa qualidade. O gestor evitará a coleta de informações ineficazes e garantirá que os seus insights sejam pautados por uma visão mais alinhada com as demandas da empresa.

Saiba utilizar fontes de informações bem estruturadas e de alta confiabilidade

A qualidade dos dados é outro ponto crítico. A companhia precisa trabalhar com informações atualizadas, direcionadas para os objetivos da análise e que sejam íntegras.

Ao avaliar a performance de um produto, por exemplo, o gestor pode focar em informações sobre postagens em redes sociais e os números de vendas. Mas para identificar problemas na área de logística, tais registros não são úteis.

Tenha o apoio de ferramentas tecnológicas

Para analisar informações, a empresa deve contar com soluções tecnológicas inteligentes e capazes de processar registros em tempo real. Em geral, elas adotam técnicas de Big Data, Business Intelligence, Machine Learning e contam com o apoio do cloud computing para serem mais funcionais e versáteis.

O Microsoft Power BI, o Qlink e o Google Data Studio são alguns exemplos de softwares que podem ser empregados com esse objetivo. Eles conseguem trabalhar informações de planilhas, indicadores de desempenho e registros em redes sociais para a criação de dashboards com novas visões sobre tendências e pontos a serem considerados pelo negócio.

Avalie o impacto das medidas tomadas

Sempre que uma análise levar a mudanças, avalie o impacto que as medidas tiveram. Identifique se elas conseguiram causar impactos positivos e, caso contrário, faça novas correções. Assim, a estrutura da empresa será otimizada de modo muito mais abrangente.

Para avaliar como as tomadas de decisões podem influenciar nos resultados do negócio, gestores estruturam rotinas que trabalham a partir das informações disponíveis para reduzir riscos e maximizar retornos.

Com a possibilidade de utilizar soluções de TI, os processos de análise de dados ganharam uma abrangência inédita. Hoje, é possível cruzar dados de múltiplas fontes — e a partir de vários meios — para encontrar insights e buscar tendências com rapidez e agilidade. Portanto, todo negócio deve considerar esse um investimento estratégico para se colocar bem posicionado no mercado em que atua.

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do blog!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta