Como o BI ajuda na análise preditiva de dados?

4 minutos para ler

O seu negócio faz uso da análise preditiva de dados? Fundamental para identificar tendências e auxiliar a companhia a se otimizar, essa atividade pode gerar grandes resultados a médio e longo prazo.

Com a análise preditiva de dados, a companhia consegue obter insights valiosos para melhorar o seu posicionamento. De investimentos à escolha de novos projetos, tudo poderá ser feito utilizando menos intuição. Isso permite à companhia ser mais eficiente e robusta em seus processos de tomada de decisão.

Quer saber mais sobre o tema e como a tecnologia pode lhe auxiliar? Então veja o post a seguir!

O que é uma análise preditiva de dados?

É um processo em que a empresa realiza estudos para identificar tendências e o futuro do mercado. Considerando uma série de fatores, o gestor pode avaliar o que influenciará os resultados da companhia e o que fazer para atingir os melhores resultados. Dessa forma, a empresa pode se preparar e garantir alta competitividade.

Por que a coleta de dados tem um papel de destaque nessa rotina?

Por ser capaz de antecipar tendências e garantir que o gestor possa se posicionar à frente de concorrentes, a análise preditiva de dados tem um papel crucial para o sucesso de negócios. Porém, ela se torna realmente capaz de auxiliar a companhia a ter sucesso apenas quando os profissionais utilizam registros inteligentes e precisos.

Em outras palavras, o processo de coleta de dados que antecede a análise preditiva de dados é tão importante quanto os recursos e estratégias que o gestor utiliza. Nesse sentido, não basta ter dados em grande quantidade; também é importante filtrar registros, torná-los qualificados e alinhados com as demandas do negócio. Dessa forma, a empresa pode obter insights mais inteligentes, precisos e alinhados com as suas demandas.

Como o BI pode lhe auxiliar a ter melhores processos de análise preditiva de dados?

O número de dados disponíveis para análise cresce em alta escala. A transformação digital revolucionou a maneira como empresas lidam com os seus consumidores e os fatores que levam ao seu sucesso. Nesse cenário, os processos de análise preditiva de dados também passaram por mudanças.

Hoje, rotinas tradicionais já não dão conta do número de informações que um analista precisa utilizar para identificar tendências com precisão. Por isso, tecnologias como o Business Intelligence são colocadas no centro das estratégias das empresas.

O BI permite que gestores trabalhem com grandes fluxos de dados de forma automatizada, escalável e precisa. Informações são filtradas, classificadas e otimizadas de modo inteligente. Dessa forma, a empresa pode manter-se competitiva mesmo quando a análise envolve dados criados em tempo real.

Estar à frente de concorrentes é fundamental para qualquer empresa. Saber identificar tendências e futuros movimentos do mercado auxilia o gestor a se posicionar com mais agilidade e um melhor planejamento diante de seus consumidores. Ao mesmo tempo, torna o negócio mais inovador e competitivo.

Para conseguir identificar os futuros movimentos do mercado, a análise preditiva de dados tem um papel de destaque. Apoiada no BI, essa rotina consegue cruzar um número maior de informações. Assim, o gestor consegue obter insights úteis e colocar o negócio em um caminho próspero e direcionado para o alcance das metas de médio e longo prazo.

Se você gostou dessa dica, compartilhe-a com os seus companheiros de trabalho para que mais pessoas utilizem essa estratégia em seu dia a dia!

Posts relacionados

Deixe uma resposta